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Gosta de correr?

18/05/2016

10 dicas para a sua corrida ficar ainda melhor.

 

 

1. Vá devagar e curta sua evolução

No começo pode e vai ser desconfortável. Em geral, depois você vai adquirindo resistência pra percorrer distâncias cada vez maiores e vai conseguindo ser cada vez mais veloz, se isso for seu objetivo, claro.

 

2. Treino é treino, prova é prova

Falando em velocidade, Vai ter treino onde você vai ter que apertar o ritmo até ficar realmente desconfortável, e vai ter treino em que você vai poder relaxar e fazer mais de boa. O mesmo vale pra distância percorrida.Já nas provas, se o objetivo for baixar tempo, daí você “taca-lhe pau” sem medo de ser feliz, só tomando cuidado mesmo pra não exagerar, se lesionar ou passar mal.

 

3. É barato, mas você precisa comprar certo

Correr é um esporte relativamente barato. Pra começar, você só precisa de roupa e um par de tênis, basicamente. Se tiver algum equipamento pra monitorar seu treino, melhor ainda: pode ser um aplicativo do seu smartphone, um monitor/cronômetro simples.A corrida só fica cara se você quiser. Então, se você tá começando agora, não precisa comprar tênis de R$ 1.000,00 (mesmo porque nem é isso que representa a qualidade do tênis, viu?) nem o monitor de treinos mais top do mercado, viu? Vá se equipando aos poucos. E se você for treinar todos os dias (corrida ou não), o ideal é que tenha dois pares de tênis pra dar um descanso ao calçado e aumentar a vida útil dele

 

4. Alimente-se

Não tem muito o que falar sobre isso, né?Independente de a sua linha alimentar, lembre-se que ela é importantíssima pra você ter saúde e conquistar seus objetivos na corrida. E se você não tiver ideia de como fazer isso ou simplesmente quiser dar um upgrade na sua alimentação, procure a orientação de um (a) nutricionista ou nutrólogo.

 

5. Não se esqueça de fortalecer

O fortalecimento muscular é de extrema importância para os corredores, principalmente por se tratar de um esporte de alto impacto. Precisamos proteger nossos ossos, articulações, tendões e ligamentos. Por isso, invista algumas horinhas da sua semana na academia.Com isso, você vai melhorar a sua postura e dar mais estabilidade e força ao seu corpo pra poder correr em segurança e minimizando possíveis risco de leões e desgaste do seu corpo.

 

6. Tenha metas

Encontre a sua meta. Sua meta pode ser simplesmente  emagrecer ou melhorar sua capacidade cardiorrespiratória, por exemplo. Tudo vai do que você espera do esporte na sua vida.

 

7. Aproxime-se de outros corredores

Se você quer mudar de hábitos, cerque-se de pessoas com hábitos que você deseja alcançar.

Acha exagero? Que nada! É o tal do “monkey sees, monkey does”, como dizem os americanos (algo como “macaco vê, macaco faz”), graças aos nossos neurônios-espelho e nossa necessidade de inclusão em grupos sociais. É mais fácil você conseguir emagrecer estando perto de pessoas com o mesmo objetivo que o seu porque assim vocês vão se apoiar e se ajudar. Se você sair com seus amigos que todo dia comem pizza, dificilmente vai sair ilesa da pizzada, certo?

O mesmo vale com a corrida. Estar em contato com outros corredores, iniciantes ou mais avançados, vai te estimular a continuar em frente com a sua meta e com seus treinos, vai gerar maior identificação por pertencer a um grupo social, vai te dar novos amigos e muita informação, inspiração e apoio.

 

8. Tenha suporte profissional

Sair correndo é diferente de correr. Se você não consegue ter disciplina pra treinar sozinha, se sente insegura com isso ou apenas deseja ter orientações de quem entende do assunto, procure uma equipe de corrida ou treinadores que manjem tudo do assunto. 

 

9. Se até seu carro tem revisão anual, você também deve ter

Por fora você pode até parecer bem, mas e por dentro, como será que sua saúde anda? Faça sempre seu check up básico com seu médico de confiança, principalmente se você tiver algum histórico familiar de problemas cardiovasculares. Isso porque estamos falando de uma atividade que pode ser bastante intensa dependendo do seu treinamento.

 

10. Tudo em nome da saúde

Por último e não menos importante, o verdadeiro motivo de praticarmos uma atividade física, é nos sentirmos bem, independente de qual ela seja. Além disso, ela deve ser prazerosa e não uma verdadeira tortura. Mas com a corrida, pode ter certeza, que sua prática é bem mais fácil de realizar, isso sem falar no número de amigos que você com certeza vai adquirir

 

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