01/07/2016

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Importância do alongamento

01/06/2016

Aprenda tudo sobre alongamento

 

 

A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo.

 

O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento. E quando falamos de exercícios físicos, essa prática se torna mais importante ainda, para proporcionar o reequilíbrio do corpo e da mente. O corpo humano é um grande conjunto de tecidos que, dentre todas as funções, possui um grande potencial elástico em sua estrutura. A flexibilidade permite que o corpo realize movimentos conforme as necessidades do ambiente onde o indivíduo vive. Todo corpo necessita de flexibilidade e uma boa mobilidade para que possam ser realizadas desde as atividades mais instintivas, as atividades diárias e atividades físicas, para que o corpo se mantenha em constante atividade devido à necessidade de movimentação.

 

Benefícios:

  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares (torcicolos, câimbras, etc.).

  • Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura.

  • Aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo.

  • Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, etc.

  • Reduz o encurtamento muscular.

  • Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas.

  • Melhora a coordenação motora.

  • Previne contra problemas posturais.

  • Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse.

  • Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura.

  • Desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada.

  • Reduz as cólicas menstruais, nas mulheres.

  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corpo

 

Algumas explicações mais detalhadas:

 

Quando você não se alonga antes do treino, há um maior risco de ocorrer distensões musculares ou mesmo danos permanentes. Para que isso não aconteça é fundamental realizar o alongamento de cada parte do seu corpo antes de iniciar sua rotina de exercícios. No início, você pode achar difícil se alongar, mas quanto mais você fizer, mais rápido irá se tornar parte da sua rotina. Este é um hábito que vale a pena ter, pois só traz benefícios.

O alongamento fará com que você se torne mais flexível, isso porque você estará esticando os seus músculos, que são rígidos. Quando se é mais flexível, o treino será feito de forma mais fácil e trará melhores resultados. Quando seus músculos estão rígidos, o oposto irá acontecer, e os exercícios se tornarão mais difíceis.

Essa prática irá ajudar também na diminuição das dores musculares, isso acontece, pois os músculos não irão precisar de muito esforço para se esticarem. Lembrando que a dor pode ser algo bastante desanimador na hora do treino e quando não há dor, ela dá espaço ao entusiasmo e a vontade de se exercitar ainda mais.

 

Por que Devo me alongar depois dos exercícios?

 

É igualmente importante se alongar depois de completar os seus exercícios, a fim de relaxar os músculos tensionados e alongar os tecidos em torno das articulações. O alongamento após exercício deve ser realizado dentro de dez minutos após a conclusão, para que o corpo e os músculos não “esfriem”.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alongamento após o treino não deve ser feito durante um tempo pré-determinado, como 5 ou 10 minutos. O tempo do alongamento é relativo e varia de acordo com cada pessoa. Ele deve ser realizado até que você sinta que os seus músculos estão relaxados. Isso irá garantir melhores resultados.

 

Tempo de Alongamento:

 

Os músculos devem ser alongados de forma gradativa. Se um alongamento é feito muito rapidamente, o músculo responde com uma forte contração, aumentando a tensão. Se o alongamento é feito lentamente, no entanto, a contração é evitada. A dica é: alongar lentamente e manter por 30 a 40 segundos. Não estique além do ponto onde você começa a sentir um aperto no músculo e nunca alongue até o ponto de sentir algum desconforto ou dor. Respeite os limites do seu corpo.

 

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